Apresentação








A contabilidade, fornecedora de informações para seus usuários evolui e acompanha os acontecimentos que vem ocorrendo mundialmente em busca de uma harmonização informacional; este fato torna o ambiente contábil complexo e exigente quanto às informações a serem fornecidas pelas demonstrações geradas a partir da contabilidade que, enquanto ciência, estuda a situação patrimonial e o desempenho econômico-financeiro das entidades.

Mediante esta constatação, deduz-se que a contabilidade possui todos os instrumentos necessários para contribuir com a identificação do nível de responsabilidade social dos agentes econômicos.Em um ambiente de desenvolvimento e globalização de economias, a Harmonização Contábil é uma preocupação mundial muito evidente no mundo econômico financeiro atual.
O caracterizou a tendência brasileira de convergir para a contabilidade internacional, foi a criação do Comitê de Pronunciamentos contábeis (CPC). 
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução CFC no 1.055, de 7 de outubro de 2005, criou o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) com o objetivo de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos sobre procedimentos de contabilidade internacional para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e à uniformização do seu processo de produção, levando-se sempre em consideração a convergência do padrão contábil aos padrões internacionais.
O processo de harmonização contábil brasileiro levou à constituição do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), formado por Abrasca, Apimec, Bovespa, CFC, Fipecafi, Ibracon, Bacem, CVM, SRF e Susep, que produz pronunciamentos a serem aprovados por esses órgãos reguladores, constituindo a única fonte de emissão de documentos contábeis brasileiros, na busca da harmonização com as Normas internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB.
As Normas Internacionais de Contabilidade (Internacional Accounting Standards – IAS) hoje conhecida como International Financial Reporting Standards (IFRS), são pronunciamentos contábeis internacionais publicados pelo International Accounting Standards Board (IASB), os quais se baseiam em princípios e não em regras.
O Presidente da República sancionou, em 28 de dezembro de 2007, a Lei nº. 11.638, a lei contábil que introduziu princípios de IFRS em nossa contabilidade. A convergência para IFRS é considerada uma das maiores mudanças na estrutura da contabilidade brasileira desde 1976, ano da publicação da então Lei das S. As. (Lei nº. 6.404), passando assim a obedecer de fato o que já está escrito nas nossas Normas Contábeis Brasileiras.
Um dos pontos a que vai se deter este espaço virtual será a exposição, discussão, pesquisa e explanação a respeito de pontos relevantes em cada um dos pronunciamentos, interpretações e orientações.
Serão abordados documentos emitidos tanto pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), como também aqueles emitidos pelo International Accounting Standards Board (IASB), que ainda não tenham sido emitidos pelo CPC, pois conforme nos orienta o Comitê em seu Pronunciamento Técnico nº. 37em sua introdução IN3, "É importante lembrar que, para se afirmar que as demonstrações contábeis consolidadas estão conforme as Normas Internacionais de Contabilidade do IASB é obrigatório que sejam sempre adotados todos os documentos emitidos por aquela entidade, mesmo quando ainda não emitidos por este Comitê".
Desta forma estaremos abrindo um espaço par a discussões a fim de proporcionar um melhor aprendizado e familiaridade com as Normas Internacionais de Contabilidade.
Assim está aberto o convite para todos aqueles amantes da Ciência Contábil que sentem o prazer de ter o domínio da interpretação do comportamento humano através de números, e também aqueles que se sentirem interessados a participar, dando opiniões, sugestões, etc.

Bem vindos ao nosso Blog. A discussão vai nos levar a dominar o tema tanto quanto dominamos o débito e o crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário