Comentários gerais sobre as Demonstrações Financeiras

Finalidade das demonstrações financeiras

A mudança para a contabilidade com base nos IFRSs é sentida particularmente na idéia de objetivos, ou seja, as informações contábeis devem atender às necessidades de um usuário capaz de tomar decisões utilizando as demonstrações financeiras no seu processo decisório. No verso dessa afirmação está o impedimento de utilizar regras contábeis que distorçam a informação sobre a essência econômica das transações. Isso ficou claro particularmente nos casos em que transações foram contabilizadas dentro das regras, mas com prejuízo da informação divulgada ao mercado, ou seja, respeitando a forma, mas destruindo a essência da informação.
Essa nova contabilidade baseada em princípios pretende produzir informações que sirvam a dois propósitos centrais: a medição do desempenho com a consequente prestação de contas e o apoio na avaliação dos papéis das empresas negociados no mercado com base na previsão dos futuros fluxos de caixa (CPC 26.9).
Esses propósitos devem ser atingidos em meio à passagem do modelo de alocação e custo histórico para o modelo de princípios e estimativas com base no valor de mercado e valor de uso, o que leva a novas exigências para os administradores na tarefa de comunicar a sua opinião sobre o desempenho do negócio em termos contábeis.

Fonte: Grupo Modelo | Ernst & Young Terco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário