PRESSUPOSTOS BÁSICOS



Regime de Competência

Demonstrações Financeiras são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem e são lançados nos registros contábeis e reportados às demonstrações financeiras dos períodos a que se referem.

Continuidade

As demonstrações financeiras são normalmente preparadas no pressuposto de que a entidade continuará em operação no futuro previsível.


Características qualitativas das demonstrações financeiras

As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações financeiras úteis para os usuários.


Compreensibilidade


Uma qualidade essencial das informações apresentadas nas demonstrações financeiras é que elas sejam prontamente entendidas pelos usuários.


Relevância


Para serem úteis, as informações devem ser relevantes às necessidades dos usuários na tomada de decisões.


Materialidade


A relevância das informações é afetada pela sua natureza e materialidade. Uma informação é material se a sua omissão ou distorção puder influenciar as decisões econômicas dos usuários, tomadas com base nas demonstrações financeiras.


Confiabilidade


Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.


Representação adequada


Para ser confiável, a informação deve representar adequadamente as transações e outros eventos que ela diz representar ou que se espera que ela represente.


Essência sobre a forma



Para que a informação represente adequadamente as transações e outros eventos que ela se propõe a representar; é necessário que essas transações e eventos sejam contabilizados e apresentados de acordo com a substância e realidade econômica, e não meramente sua forma legal.


Neutralidade


Para ser confiável, a informação contida nas demonstrações financeiras deve ser neutra, isto é, imparcial.


Prudência


Os preparadores de demonstrações financeiras se deparam com incertezas que inevitavelmente envolvem certos eventos e circunstâncias, tais incertezas são reconhecidas pela divulgação da sua natureza e extensão e pelo exercício de prudência na preparação das demonstrações financeiras. O exercício da prudência está também baseado na confiabilidade da informação.


Integridade


Para ser confiável, a informação constante das demonstrações financeiras deve ser completa, dentro dos limites da materialidade e custo.


Comparabilidade


Os usuários devem poder comparar as demonstrações financeiras de uma entidade ao longo do tempo, a fim de identificar tendências na sua posição financeira e no seu desempenho.
Tendo em vista que os usuários desejam comparar a posição financeira, o desempenho e as mutações na posição financeira ao longo do tempo, é importante que as demonstrações financeiras apresentem as correspondentes informações de períodos anteriores.


Limitações na relevância e na confiabilidade das informações


ü  Tempestividade
ü  Equilíbrio entre custo e benefício
ü  Equilíbrio entre características qualitativas
ü  Visão verdadeira e apropriada


3 comentários:

  1. Muito bem coocado a posiçao relativa ao assunto sucinta e bem compreensivel!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada marcelo o mesmo assunto também está sendo tratado no site www.contabilidadeinternacional.com.br

      Excluir
    2. voces poderiam me mandar poremail o fluxo de renda , o que ela faz,e os conceitos de consumo obrigada natho.antunes@gmail,com

      Excluir